Uma decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública de Imperatriz determinou que a Ratrans troque, de forma imediata, todos os ônibus que fazem parte da frota da cidade devido as várias reclamações de falta de estrutura nos coletivos. A empresa tem 15 dias corridos para apresentar um plano de aquisição dos novos veículos. A decisão determina ainda, que o município de Imperatriz apresente, também no prazo de 15 dias, documentos e provas que comprovem a fiscalização do contrato de prestação de serviços da empresa de transporte.
.
O descumprimento das determinações podem gerar multa individual de R$20 mil, podendo chegar a até R$2 milhões. A decisão da justiça, ocorreu na tarde dessa sexta-feira (17), logo após uma audiência pública na Câmara Municipal, onde vários passageiros foram ouvidos pela juíza Ana Lucrécia Sodré.
.
A empresa se posicionou por meio de nota. “A RATRANS, concessionária de transporte urbano de Imperatriz, respondeu, por meio de Nota, que participou da Audiência Pública na Câmara dos Vereadores de Imperatriz no dia 17/11/2023, e viu como positiva a oportunidade de debater o transporte público da cidade. Informou, também, que irá analisar a decisão proferida pela Doutora Ana Lucrécia antes de se pronunciar oficialmente.”
.
OUTRAS DENÚNCIAS
Nesse vídeo, um passageiro mostra a situação de um dos ônibus da RATRANS, que faz linha Itamar Guará e Centro. Os assentos e a estrutura do ônibus estão precárias, colocando em risco a saúde dos usuários do transporte público.
Nesta semana, foram registradas outras denúncias sobre o transporte público de Imperatriz. Segunda-feira (13), o ônibus 093 que faz linha entre os bairros da Cafeteira e Bom Jesus quebrou na Avenida Liberdade do bairro Cafeteira. Os passageiros são muito prejudicados, principalmente os trabalhadores e estudantes, que muitas vezes acabam desistindo de ir à escola por causa do atraso.
.
Além disso, neste último sábado (11) o ônibus que faz linha para o bairro Sebastião Régys, quebrou na rua Ceará, próximo ao início da Avenida Newton Belo, deixando os passageiros por horas esperando.