O estudante Gabriel Victor Pinto do Vale, discente do curso de Ciência da Computação do IFMA de Imperatriz e orientando do Professor Dr. Daniel Duarte Costa, desenvolveu para o seu trabalho de conclusão de curso (TCC), um aplicativo que mapeia os buracos da cidade.
O aplicativo se chama Scanitz e ainda serve como uma ferramenta de pressão popular para cobrar uma melhor infraestrutura para as ruas da cidade. O aplicativo conta com a colaboração da população para tirar fotos dos buracos e marcar no mapa os pontos esburacados.
A ideia de criar o projeto surgiu após uma “epidemia” de buracos na cidade de Imperatriz-MA. Eles pensaram em uma plataforma que pudesse conectar diferentes pessoas e os gestores responsáveis pela manutenção do município. A ideia de escanear a cidade, localizar e registrar seus problemas é uma forma de dar visibilidade aos problemas e solicitar soluções aos responsáveis.
Nas redes sociais, enquanto parte do público expressa interesse pelo App e parabeniza a ideia, outros reconhecem o trabalho mas não acreditam que trará tantas soluções devido às várias reclamações sobre a falta de informação das ruas que seguem sem solução.
OUTRAS RECLAMAÇÕES
A Avenida Liberdade, no bairro Ipiranga, depois da chuva de ontem está cheia de buracos e lama. Os moradores temem que alguns pontos da avenida cheguem a ser cortados, devido ao tamanho das crateras. Eles cobram uma solução antes que a situação fique ainda pior. O Imperatriz Online repassou o caso para a Prefeitura e aguarda uma resposta.
Outras ruas como a Dom Marcelino, no bairro Vila Nova e a rua 9, no bairro São José, também pioraram após as últimas chuvas na cidade. Os moradores estão tendo dificuldades de transitar, devido aos buracos que tomam conta das vias.