Uma idosa de 79 anos foi vítima de uma tentativa de estupro enquanto pescava em uma jazida na zona rural de Codó, a cerca de 300 metros da BR-316, na tarde do último domingo (5). O crime aconteceu por volta das 16h, quando a mulher estava sozinha no local. Segundo relatos à Polícia Militar, um homem se aproximou dela vestindo apenas uma bermuda e, sem proferir palavra, a atacou. O agressor tentou violentá-la, segurando-a pelos cabelos, mas a vítima reagiu, conseguiu fugir e buscar ajuda de populares. Durante a tentativa de se livrar do suspeito, a idosa sofreu ferimentos nos braços e no rosto.
Após o ocorrido, a idosa recebeu atendimento inicial em um posto de saúde da região e foi posteriormente assistida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ela está sendo acompanhada por uma equipe da Patrulha Maria da Penha, recebendo apoio psicológico devido ao trauma.
A Polícia Militar realizou buscas na região para localizar o suspeito, mas ele ainda não foi encontrado. Há informações de que ele pode estar ferido. A investigação segue em andamento para identificar e prender o responsável pelo crime.
De acordo com a legislação brasileira, a tentativa de estupro é considerada crime de estupro na forma tentada, previsto no artigo 213 do Código Penal. A pena prevista para o estupro é de 6 a 10 anos de reclusão, podendo ser aumentada se houver agravantes, como a idade da vítima, resultado em lesão corporal ou se o crime for cometido com abuso de vulnerabilidade. Quando o crime é tentado, a pena pode ser reduzida de um a dois terços, conforme o artigo 14 do Código Penal.