O imperatrizense Jean Nunes Moreira, de 17 anos, conquistou o 4º lugar na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada na cidade de São Paulo. Além de sua classificação na premiação, Jean também recebeu dois reconhecimentos: um internacional de uma agência dos Estados Unidos, USAID, e outro nacional, pelo Centro Ana Paula Souza.
Seu projeto, intitulado “Bioeconomia Social: aplicação dos recursos da palmeira do buriti”, utiliza insumos provenientes da palmeira do buriti para a produção de artigos sustentáveis, como sabonetes, artesanatos, plástico biodegradável e diversos tipos de alimentos.
Segundo o estudante, o projeto é implementado em conjunto com um grupo de pessoas que residem na região oeste do estado do Maranhão, visando o desenvolvimento social e econômico dessas comunidades por meio da utilização da árvore do buriti.
A aplicação do projeto nessas comunidades resultou em um aumento na renda dessas pessoas, passando de R$ 500 para R$ 1.100, representando um aumento de 220% na renda mensal delas.
Jean é aluno de uma escola pública e teve seu projeto patrocinado por uma instituição de ensino privada, uma vez que, de acordo com ele, o Governo do Estado não ofereceu patrocínio para o projeto. Além disso, todos os projetos dos estados do Nordeste foram patrocinados por seus respectivos governos estaduais, exceto o do Maranhão.
Ademais, ele foi o único representante do Maranhão a concorrer e participar da premiação, destacando-se como um dos principais destaques da federação.
O que é a FEBRACE:
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.
Desde 2003, a FEBRACE realiza uma grande mostra de projetos científicos e tecnológicos, na Universidade de São Paulo, que reúne estudantes de todo o Brasil.
Todos os anos a FEBRACE mobiliza sua rede nacional de feiras afiliadas e seleciona finalistas para competições e feiras internacionais, além disso, promove diversas oportunidades para estudantes e professores em temáticas relacionadas a STEAM – Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.