Um incêndio de grandes proporções destruiu um supermercado na cidade de Sítio Novo do Maranhão, a cerca de 110 km de Imperatriz, neste domingo (24). O fogo começou no final da manhã e foi tomando conta de toda a propriedade, causando explosões.
Por conta do calor intenso, uma parte da estrutura desabou tornando o lugar ainda mais perigoso pelo risco de desabamento completo. A altura das chamas preocupou os moradores vizinhos, que precisaram tomar medidas de segurança para que o fogo não se alastrasse e invadisse suas casas.
A população ficou assustada com o incêndio e rapidamente já existia uma concentração de pessoas no local, algumas tentaram ajudar mas sem sucesso. As causas do incêndio ainda serão apuradas, o Corpo de Bombeiros tem um tempo de até 30 dias para divulgar um laudo com as informações do que pode ter causado o incêndio. Essas investigações devem ser feitas pelo corpo de bombeiro de São Luís.
A cidade de Sítio Novo faz parte da área de atuação da 6º Companhia Independente dos Bombeiros Militares do Maranhão que, além de Sítio Novo, abrange as cidades de Grajaú, Arame, Itaipava do Grajaú e Formosa da Serra Negra.
CALOR INTENSO AUMENTA A PREOCUPAÇÃO COM INCÊNDIOS
A onda de calor que vem atingindo grande parte do país nos últimos dias também está presente no Maranhão, as temperaturas em algumas cidades podem variar entre 38ºC e 42ºC. Nesta época do ano, os riscos de queimadas em áreas de vegetação e incêndios em estabelecimentos são maiores devido às temperaturas altas e a baixa umidade do ar.
É válido ressaltar que, a segurança principalmente com as redes elétricas das casas e estabelecimentos deve ser reforçada. Além disso, segue em vigor um decreto assinado pelo Governo do estado que proíbe a colocação de fogo, tanto para limpeza de terrenos como para agricultura. Essa é uma prática que pode ser perigosa pois muitas vezes são consideradas princípio de incêndio quando as chamas fogem do controle.