Na manhã desta quarta-feira (7), aproximadamente 100 indígenas realizaram uma interdição na BR-316, em dois pontos, no município de Bom Jardim, localizado a 281 km de São Luís, no Maranhão. O protesto é uma manifestação contra a votação do Projeto de Lei (PL) 490 no Senado.
De acordo com informações dos manifestantes, a circulação está sendo limitada, sendo permitida a passagem apenas de veículos de emergência, como ambulâncias, viaturas policiais e veículos dos bombeiros. Ainda segundo os manifestantes, pedestres terão acesso liberado aos trechos interditados somente após às 16h.
O PL 490, que é alvo do protesto, propõe mudanças significativas na demarcação de terras indígenas no país. O projeto tem sido amplamente criticado por lideranças e comunidades indígenas, bem como por organizações não governamentais, que o consideram um risco para os direitos indígenas.
Este bloqueio na BR-316 ressalta a extensão do descontentamento entre os povos indígenas com relação a essa proposta legislativa. Até o momento, não há previsão de quando a rodovia será liberada.