Cinco integrantes de uma facção criminosa foram presos na manhã desta quarta-feira (12) durante a Operação Guardião, deflagrada pela Polícia Civil do Maranhão no município de Urbano Santos, a 268 km de São Luís. Os suspeitos foram detidos por crimes como homicídio, tráfico de drogas, porte ilegal de arma e adulteração de veículos.
Segundo a polícia, contra quatro dos suspeitos havia mandados de prisão preventiva. Além das prisões, as equipes apreenderam uma pistola, drogas, materiais usados para o tráfico e três veículos com restrição de furto ou roubo.
A investigação que levou à operação apura a participação dos suspeitos em tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo e, pelo menos, três homicídios. Dois desses assassinatos ocorreram em Anapurus, no dia 30 de dezembro de 2024, enquanto o terceiro, que teve como vítima uma mulher, foi registrado em Mata Roma, no último dia 6 de janeiro.
A ação contou com o apoio de equipes da Polícia Civil de Chapadinha e Urbano Santos, além do 16º Batalhão da Polícia Militar de Chapadinha. A Operação Guardião faz parte dos esforços contínuos da Secretaria de Estado da Segurança Pública para combater crimes violentos e reforçar a segurança no Maranhão.
Os presos foram encaminhados para uma unidade prisional e estão à disposição da Justiça.