Em uma iniciativa conjunta da Coordenadoria da Infância e Juventude e da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) abriu inscrições para o Curso Preparatório para Pretendentes à Adoção. As inscrições estarão disponíveis a partir do dia 31 de julho até o dia 10 de agosto, com o curso ocorrendo de 14 de agosto a 14 de setembro.
O curso tem como objetivo principal proporcionar aos pretendentes à adoção informações essenciais sobre os aspectos jurídicos, psicológicos e sociais da adoção. Além disso, o curso também busca instigar uma reflexão mais profunda dos participantes sobre seus planos e aspirações para a formação de uma família através da adoção.
O público-alvo são indivíduos que já apresentaram pedido de habilitação à adoção perante o juízo com jurisdição em matéria da Infância e Juventude da comarca onde residem ou aos pretendentes à adoção com pré-inscrição no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). Para esta edição, foram disponibilizadas 50 vagas.
O Curso está dividido em 5 módulos, são eles:
- Módulo 1: Introdução e abertura, com uma palestra sobre “A importância do preparo para a adoção”;
- Módulo 2: Aspectos legais da adoção e a nova cultura em torno desse processo;
- Módulo 3: Motivações para adoção e suas diversas facetas;
- Módulo 4: Processos fundamentais para o estabelecimento da parentalidade adotiva;
- Módulo 5: O estágio de convivência e a formação de novos laços familiares.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (98) 3261-6287 / 98771-8645 ou pelo e-mail [email protected]. A participação no curso é uma oportunidade de ampliar o entendimento sobre a adoção e preparar-se para este momento tão importante na vida de muitas famílias.
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSesHc6PtWUqSkWGw95XYuZHGQAdKvoLr2GTG0n5HafQ5EZ0eg/viewform