A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) prendeu um homem apontado como líder de uma facção criminosa durante a Operação Lençóis e Delta Seguro. A prisão ocorreu na zona rural de Tutóia, no povoado de Santana dos Carvalhos. Junto com ele, um adolescente de 17 anos também foi apreendido.
Identificado como Rafael, de 34 anos, o suspeito estava escondido e é investigado pela prática de homicídios e tráfico de drogas. No momento da abordagem, foi encontrada uma pistola com munição em sua posse. Os policiais realizaram uma revista na residência de Rafael, onde encontraram outras duas pistolas municiadas e um rifle calibre .44, ampliando o arsenal apreendido.
As equipes policiais também localizaram o adolescente que, ao perceber a aproximação dos agentes, tentou fugir e descartou uma quantidade de maconha, mas acabou sendo capturado. Ambos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Tutóia, onde estão sendo adotadas as medidas legais cabíveis.
A operação foi realizada com a participação do 1º Batalhão de Motopatrulhamento Tático (1° BMT), BOPE, Polícia Rodoviária Estadual (PRE), guarnições do 2º Batalhão de Polícia Militar de Turismo (2º BPTur), além do apoio do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e do Comando de Missões Especiais (CME).
Desde o início da Operação Lençóis e Delta Seguro, no dia 26 de outubro, nove suspeitos de ligação com facções criminosas foram detidos, sendo que um deles morreu em confronto com a polícia. Ao longo da ação, já foram apreendidas 14 armas de fogo, fortalecendo o combate às organizações criminosas na região.