O Governo do Maranhão anunciou nesta sexta-feira (25) que irá decretar situação de emergência em mais 11 municípios do estado, devido aos danos causados pelas últimas chuvas. Com isso, o número de cidades em estado de emergência subirá para 49. A medida é um meio de garantir apoio e assistência às famílias afetadas pelas enchentes que têm assolado o estado nos últimos dias.
Segundo os dados divulgados, mais de 31 mil famílias foram afetadas pelas chuvas, sendo que mais de 5 mil estão desabrigadas. Alguns municípios estão em situação mais crítica, como Trizidela do Vale, que sofre com a cheia do rio Mearim, e Buriticupu, que enfrenta grandes erosões. A população dessas áreas tem enfrentado grandes dificuldades, com problemas de locação e locomoção, além de dificuldades para o acesso às áreas atingidas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre a previsão de chuvas, ainda que em menor quantidade, em grande parte do Maranhão para este final de semana. Com isso, a preocupação é ainda maior, tendo em vista os estragos causados pelas chuvas recentes.