Mais de 180 mil famílias maranhenses inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) podem solicitar, gratuitamente, a instalação da nova parabólica digital em suas residências. A ação faz parte do programa federal Siga Antenado, que tem como objetivo substituir as antenas parabólicas tradicionais, que se tornaram obsoletas após o desligamento do sinal analógico de TV em dezembro de 2023.
Ao todo, 25 municípios do Maranhão foram contemplados com a iniciativa, que é promovida pelo Ministério das Comunicações (MCom) e executada pela Entidade Administradora da Faixa (EAF).
A substituição garante acesso gratuito a mais de 100 canais com som e imagem em alta definição, além de maior estabilidade no sinal. A medida visa ampliar o acesso à informação em regiões com sinal inexistente ou precário de TV aberta.
Podem solicitar o kit as famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico, com renda mensal de até três salários-mínimos e que ainda utilizem antena parabólica tradicional em funcionamento.
O agendamento da instalação pode ser feito pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404, que também funciona via WhatsApp. O atendimento é gratuito e o beneficiário deve ter em mãos o CPF ou o Número de Identificação Social (NIS) do responsável familiar. As solicitações podem ser feitas até o dia 12 de outubro de 2025.