Uma operação, que envolveu a Polícia Rodoviária Federal (PRF), forças de segurança e duas organizações não governamentais, resultou no resgate de 472 animais silvestres no Maranhão. A ofensiva durou dez dias e teve foco na região da BR-230.
Os esforços se concentraram principalmente nas cidades de Balsas, São Raimundo das Mangabeiras, Loreto, São Domingos do Azeitão e Paraibano. De acordo com informações da PRF, os animais seriam transportados e comercializados de maneira ilegal em feiras localizadas nos estados da Bahia e de Pernambuco.
A maioria dos animais resgatados são papagaios. Tráfico este que ocorre frequentemente durante o período reprodutivo destas aves, onde os criminosos montam armadilhas nos ninhos para roubar os filhotes. Além destes, outras espécies, principalmente de pequenos pássaros que se encontravam em gaiolas, foram liberadas imediatamente de volta à natureza.
Infelizmente, muitas das aves, se não fossem resgatadas, poderiam não resistir ao trajeto. Em decorrência desta operação, 31 indivíduos foram detidos e enfrentarão acusações de crime ambiental e maus-tratos a animais. As multas aplicadas podem ultrapassar o montante de R$ 1 milhão.
Conforme informações do Grupo de Enfrentamento à Crimes Ambientais da PRF, anualmente, aproximadamente 5 mil animais são salvos de redes de tráfico.
O Inspetor Caio Leonel, da PRF, detalha a logística do crime: “Aqui é um corredor bastante específico. Os traficantes pegam papagaios e outros animais silvestres e os despacham em direção a locais como Caruaru e Feira de Santana. Onde há rodovia, lá estão eles transferindo estes animais de um lado para outro.”
A operação, busca frear a crescente onda de tráfico de animais silvestres, reforçando a necessidade de proteção e respeito à fauna brasileira.