Em menos de 24 horas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou duas ocorrências de transporte ilegal de madeira nativa na BR-316, em Bela Vista do Maranhão (MA), totalizando 75,9 m³ de madeira irregular.
A primeira foi ainda na segunda-feira (03), quando os policiais interceptaram um caminhão transportando 34,23 m³ de madeira serrada, quantidade superior à autorizada em documento. Além do excesso, foram identificadas espécies florestais diferentes das declaradas na Guia Florestal, o que invalidou a licença e caracterizou o transporte ilegal do produto.
Diante dos fatos, ficou caracterizado, a princípio, o crime do artigo 46 da Lei de Crimes Ambientais (Transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida). O condutor de 29 anos assinou o termo circunstanciado de ocorrência, e se comprometeu a comparecer em audiência a ser marcada posteriormente junto ao Juizado Especial Criminal competente.
O veículo de carga foi recolhido ao pátio da PRF, e ficou apreendido provisoriamente com a carga, e está à disposição do órgão ambiental competente e da justiça.
Na manhã seguinte, terça-feira (4), outra equipe da PRF abordou um segundo caminhão, que transportava 41,67 m³ de madeira nativa e apresentava registro de furto em São Paulo. No veículo, volume acima do permitido e espécies não declaradas.
O condutor e o passageiro, naturais do estado do Pará, foram detidos pelo crime, a princípio, de receptação e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Santa Inês (MA).












