De acordo com o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), o estado do Maranhão ocupa o terceiro lugar dos estados que acontecem mais focos de incêndios florestais do Brasil. De janeiro até meados de julho deste ano, já foram registrados 3.049 casos de queimadas.
A cidade de Fernando Falcão (MA) foi uma das que mais apresentou princípios de queimadas, com 317 focos somente no primeiro semestre do ano, o que representa 10,4% de sua área. Em segundo lugar, tem-se a cidade de Balsas, com um registro de 276 focos, totalizando 9,1% do seu território e encontra-se na 14° posição do ranking nacional. Logo após, a nível estadual, estão os municípios de Mirador (212 focos), Grajaú (136 focos) e Caxias (134 focos).
A fornecedora de energia, Equatorial Maranhão, realizou um levantamento e mostrou que no primeiro semestre deste ano, no universo de mais de 3.000 queimadas registradas, 43 ocorrências atingiram a rede elétrica ocasionando falta de energia para alguns clientes do Maranhão. Os municípios de São Luís, Pinheiro, Brejo, Porto Franco e Caxias foram os mais atingidos.