Um homem identificado como Francivaldo Moreira Pontes, natural de Santa Luzia, Maranhão, foi morto durante um confronto com a polícia em uma operação realizada nesta terça-feira (26), no município de Mocajuba, estado do Pará. Ele era apontado como chefe de uma organização criminosa e estava foragido da Justiça desde 2015, com três mandados de prisão em aberto.
Francivaldo foi localizado em São Pedro de Viseu, zona rural de Mocajuba, após um trabalho de inteligência integrado das polícias civis de diversos estados. As forças de segurança cercaram o local por terra, água e ar. Ao tentarem efetuar a prisão, foram recebidos a tiros e revidaram. Durante o confronto, o acusado foi baleado. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com informações divulgadas pela polícia, Francivaldo estava envolvido em crimes conhecidos como “domínio de cidades”. Nessas ações, criminosos invadem municípios, aterrorizam a população e fazem reféns para usá-los como escudos humanos durante as fugas.
Entre os crimes atribuídos a Francivaldo está o planejamento e financiamento de uma invasão ao quartel da Polícia Militar em Confresa, Mato Grosso, em abril de 2023. Ele também era investigado por outras atividades ilícitas nos estados de Minas Gerais e Pará. No momento da operação, um fuzil AK-47 foi apreendido com o investigado.
Segundo a polícia, o foragido utilizava diversas identidades falsas para dificultar sua localização. Ele também possuía uma fazenda no povoado Campo Grande, em Santa Luzia (MA), usada para ocultar parte de suas atividades ilícitas.
A operação que resultou na morte de Francivaldo é parte de um esforço conjunto para desarticular organizações criminosas que operam em várias regiões do país.