Um crime chocou a pequena cidade de Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí, neste domingo (23), quatro pessoas foram assassinadas a tiros dentro da casa onde moravam, sendo um pai e seus dois filhos, além de um funcionário da família. Luiz Pedro Dalcin, de 61 anos, era natural do Rio Grande do Sul e os filhos, Luiz Antônio Dalcin e Gustavo Dalcin, nasceram na mesma cidade que o pai. Já Leonilton Sousa da Silva, funcionário da família, era natural do Maranhão.
O crime aconteceu por volta das 7 horas da manhã na zona urbana da cidade, em uma casa alugada onde as vítimas moravam. Todas as quatro vítimas foram assassinadas no terraço da casa. De acordo com a Polícia Militar, duas pessoas teriam participado do crime. A Polícia Civil iniciou a investigação do caso e a Polícia Militar está fazendo buscas pela região.
Até o momento, não se sabe o que motivou a chacina. Conforme o delegado responsável pelo caso, nenhuma possibilidade foi excluída pela Polícia Civil nas investigações. “Todas elas [possibilidades] estão sendo e serão verificadas”, afirmou. A população local está assustada com o ocorrido e cobra uma resposta das autoridades.
O crime abalou a cidade e a população está em estado de choque. Parentes e amigos das vítimas prestam homenagens nas redes sociais e lamentam a perda das vidas de pessoas tão queridas. As autoridades afirmam que estão empenhadas em esclarecer o caso e punir os responsáveis.
A chacina em Baixa Grande do Ribeiro chama a atenção para a escalada da violência no interior do país. Pequenas cidades, que antes eram tidas como refúgio da violência das grandes cidades, agora também são palco de crimes bárbaros. O episódio deve acender o alerta para a necessidade de políticas públicas que combatam a violência e garantam a segurança da população.
Agora, a cidade espera que a Polícia Civil consiga elucidar o crime e prender os responsáveis pelo assassinato da família Dalcin e de Leonilton Sousa da Silva. A expectativa é de que a justiça seja feita e que a paz volte a reinar na cidade de Baixa Grande do Ribeiro.