No jogo de estreia da Copa do Mundo Feminina da FIFA, a seleção brasileira brilhou contra o Panamá nesta segunda-feira (24). A jovem promessa Ary Borges, maranhense de São Luís, marcou o primeiro e o segundo gols do Brasil na competição.
Aos 19 minutos do primeiro tempo, a jogadora Ary Borges recebeu um cruzamento preciso de Debinha, que havia driblado a marcação após receber a bola de Tamires na esquerda, e com uma cabeçada certeira abriu o placar para o Brasil. Não satisfeita, Borges balançou as redes novamente aos 39 minutos, fechando o placar em 2 a 0 a favor do Brasil.
A seleção brasileira faz parte do grupo F e participará de três jogos na fase inicial do torneio, sediado na Austrália e na Nova Zelândia.
Sobre a vida e a carreira de Ary Borges, ela tem uma trajetória marcada por superação e talento. Nascida em São Luís, Maranhão, Ary foi criada pela avó até os dez anos, quando se mudou para São Paulo para viver com os pais. Foi lá que Ary iniciou sua carreira no futebol, quando seu pai a levou para fazer testes no Santos, junto com meninos.
Pouco tempo depois, Ary encontrou um time para treinar com outras meninas, o Centro Olímpico, onde atuou nas categorias de base e fez sua estreia como profissional.
Em 2017, Ary foi contratada pelo Sport, por indicação de um ex-treinador do Centro Olímpico, e conseguiu levantar a taça do campeonato pernambucano nos anos de 2017 e 2018. No ano seguinte, após a reativação do São Paulo FC, Ary foi contratada e sagrou-se campeã da Série A2 do Brasileirão, atuando como capitã da equipe.
Em 2020, Ary mudou-se para o Palmeiras, onde continuou a somar títulos à sua já brilhante carreira. Em 2021, conquistou a Copa Paulista e terminou o Brasileirão em segundo lugar. Já em 2022, Ary teve a oportunidade de disputar sua primeira Libertadores, onde fez uma campanha notável que culminou com a conquista do título, com Ary marcando um gol na final.