O jovem Pietro Felix de Araújo, de 13 anos, da cidade de Tutóia, no Maranhão, trouxe orgulho para sua cidade e estado ao conquistar a medalha de bronze na renomada Olimpíada Internacional de Matemática Copernicus. Pietro foi o único representante do Maranhão e do Nordeste a participar do evento, que ocorreu na Universidade de Columbia, em Nova York, Estados Unidos, no dia 11 de julho.
A competição reuniu 500 estudantes de 23 países, todos organizados pela Copernicus Olympiad. Os participantes foram divididos em grupos de acordo com a escolaridade, abrangendo desde o terceiro ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio.
Atualmente no 8º ano do ensino fundamental, Pietro participou da Categoria III, destinada a estudantes com habilidades especiais em matemática. Sua dedicação e talento lhe renderam uma cobiçada medalha de bronze, cujo resultado foi divulgado em 12 de julho.
“Meu sentimento é de muita felicidade. Eu não imaginava conquistar uma medalha em minha primeira competição internacional, porque a prova estava muito difícil e eu estava competindo com as melhores pessoas do mundo na matemática”, afirmou Pietro, visivelmente emocionado.
Pietro começou sua jornada para o sucesso na Olimpíada Internacional de Matemática em abril deste ano, quando se classificou por meio de uma seletiva online. Ele fez parte da delegação brasileira composta por 33 alunos de diferentes estados.
O jovem maranhense tem mostrado uma aptidão notável para as ciências exatas, colecionando medalhas em diversas competições desde 2021. Ele conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), o que já lhe garantiu um lugar na próxima edição da Copernicus na modalidade de Astronomia, a ser realizada em janeiro de 2024, na cidade de Houston, EUA.
Os pais de Pietro, Patrick e Renata Araújo, destacam a importância da parceria entre aluno, escola e família no desenvolvimento acadêmico do estudante. Para eles, a experiência de Pietro serve de exemplo para outros alunos buscarem sempre o conhecimento através da educação.
Com um futuro promissor, Pietro Felix representa a esperança e o potencial dos jovens brasileiros no cenário internacional acadêmico.
*Crédito se entrevista ao Imirante.com, que realizou a matéria*