Após a intensa onda de calor que afetou todo o estado no mês de setembro, a previsão para o mês de outubro é que ocorra uma diminuição nas temperaturas e que haja o início das chuvas.
Ainda assim, alguns locais poderão registrar temperaturas médias acima dos 29º C, principalmente na região tocantina e no centro-sul do estado.
Vale relembrar que no mês de setembro, a cidade de Balsas registrou a maior temperatura do nordeste, com a temperatura máxima de 41,5°, e ocupou o quinto lugar na colocação de cidades mais quentes do Brasil.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que também abre o alerta para os cuidados com a saúde necessários durante essa onda de calor.
Até que as temperaturas abaixem, o Inmet ressalta a importantância de manter alguns hábitos saudáveis, pois o calor excessivo diminui a umidade relativa do ar, o que pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Outras alternativas são beber bastante líquido, não fazer atividades físicas exageradas, evitar exposição ao sol em horários mais quentes do dia, usar hidratante para pele e umidificar o ambiente.