Moradores participaram da Missa de Sétimo Dia, realizada no final da tarde de ontem (28), na cidade de Estreito, em homenagem às vítimas que morreram na queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira.
A missa foi feita pela Paróquia de Estreito e ocorreu na base da ponte JK, onde foram instaladas várias tendas de atendimentos após o desabamento da estrutura. A tragédia ocorreu no último domingo (22), nove pessoas morreram e oito estão desaparecidas.
Tragédia em Estreito: situação de emergência
A prefeitura da cidade de Estreito decretou estado de emergência no último sábado (28), após o desabamento da ponte que conectava o Maranhão e o Tocantins.
De acordo com um Decreto Municipal, a tragédia foi classificada como um desastre de nível II pela Defesa Civil, em razão de graves consequências, incluindo, risco de contaminação do Rio Tocantins com ácido sulfúrico e defensivos agrícolas, confirmação de nove óbitos, o desaparecimento de outras oito pessoas e os impactos em atividades agrícolas, de pesca e abastecimento hídrico.
Devido ao desastre, a prefeitura mobilizou recursos locais e acionou órgãos estaduais e federais para medidas emergenciais. Entre as ações previstas estão o atendimento à saúde pública, apoio econômico às atividades impactadas e o restabelecimento da mobilidade na região.
Além disso, a prefeitura planeja a isenção de tributos como ISS e IPTU para moradores e empresas diretamente afetadas. Boletins regulares serão divulgados para informar a população sobre o andamento das medidas e ações de recuperação.