A delegacia de Polícia Civil do município de Cajapió, no Maranhão, ganhou destaque nas redes sociais pelo péssimo estado da sua estrutura. Fotos que circulam nas redes sociais mostram o abandono que existe no local.
A Associação dos Delegados de Polícia do Brasil confirmou a situação da delegacia e cobrou melhorias nas delegacias do interior do estado.
Nas imagens é possível ver o estado do local, em situação de abandono. Sem infraestrutura adequada, segurança elétrica, limpeza frequente e sem o armazenamento correto dos pertences da delegacia.
Em algumas fotos, nota-se a presença de peças de veículos empoeirados e motos dentro do que seria a delegacia. As imagens trouxeram indignação para os moradores da cidade e foram usadas como denúncia da falta de amparo que existe neste sistema.
Somado ao descaso nas estruturas das delegacias do estado, está a falta de delegados. Segundo dados já divulgados pelo Mais Maranhão, quase 77% dos municípios do estado não possuem delegados.
Dos 217 municípios, mais de 167 deles não possuem profissionais para comandar investigações e liderar operações policiais dos delegados no Maranhão é um problema antigo e que nunca foi resolvido.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o ideal seria um delegado para cada 10 mil habitantes. O Maranhão com uma população de quase 7 milhões, deveria ter 700 profissionais, porém, até o momento, o estado conta 397.