O governador Carlos Brandão recebeu, no Porto do Itaqui, o navio norueguês Ramform Titan, uma das embarcações mais modernas do mundo em tecnologia sísmica. ⚙️
O navio será responsável por mapear e avaliar o potencial de exploração de petróleo na margem equatorial brasileira, considerada uma das áreas mais promissoras do país. ️
A região se estende do Amapá ao Rio Grande do Norte e abriga cinco grandes bacias sedimentares. No Maranhão, estão duas delas: Barreirinhas e a Bacia Pará-Maranhão, que segundo estimativas, podem conter até 30 bilhões de barris de petróleo.
O avanço dos estudos promete novas oportunidades, capacitação profissional e geração de empregos para os maranhenses.
Classificado como um dos barcos mais extravagantes do mundo, o Ramform Titan foi projetado de uma forma um tanto incomum: com o casco em formato de uma fatia de pizza. Alguns sites o veem como um dos barcos mais feios do mundo. Outros, o veem como… exótico. O que poucos sabem é que o formato do casco tem um propósito: aumentar a estabilidade na água.
O Ramform Titan é, na verdade, um navio sísmico produzido pelo Japão. É propriedade da empresa norueguesa PGS (Petroleum Geo Services) e foi projetado para monitorar todos os tipos de movimentos sísmicos debaixo d’água, além de localizar de petróleo e gás natural. Conta com mais de 341 pés de comprimento, aliado a 230 pés em seu ponto mais largo. Em metros, isso significa 104,2 metros de comprimento, 70 metros de boca, e 6,4 metros de calado.