Nenhum candidato do Maranhão, que realizou a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conseguiu alcançar a nota máxima na redação. A informação foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), ainda na terça-feira (16).
De acordo com o MEC, apenas 60 redações em todo o país atingiram a nota máxima, sendo 25 de participantes do Nordeste, mas o Maranhão não entrou na lista. O estado teve mais de 165 mil inscritos no exame.
O tema da redação nesta edição foi “ Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. O Nordeste liderou o ranking nas notas máximas da redação. A região sudeste ficou em segundo lugar, com 18 candidatos com nota mil, em seguida veio o Sul com 7 redações com nota máxima, depois o Norte e Centro-Oeste com 5 notas mil.
Dos 60 candidatos que alcançaram a nota máxima, apenas 4 são de escolas públicas. Em 2022, segundo os dados do MEC, apenas 18 participantes conseguiram a nota máxima na redação do Enem. Além do Maranhão, outros nove estados também ficaram de fora da lista dos participantes que alcançaram a nota mil na redação: Alagoas, Paraíba, Amapá, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre, Paraná, Roraima e Rondônia.
Os participantes que realizaram o Enem agora irão disputar através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para conseguir uma vaga no ensino superior. Ainda segundo o Ministério da Educação, serão 7.934 vagas oferecidas em duas instituições públicas de ensino superior no Estado do Maranhão. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
As inscrições para o Sisu começam no dia 22 de janeiro e vão até às 23h59 do dia 25 de janeiro de 2024. Os participantes que realizaram a prova e desejam colocar as notas para a seleção tem até a data informada para realizar as inscrições.