Nenhum candidato do Maranhão tirou nota mil na redação do Enem 2023

Imagens de Notícias do Maranhão

Nenhum candidato do Maranhão tirou nota mil na redação do Enem 2023

Nenhum candidato do Maranhão, que realizou a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conseguiu alcançar a nota máxima na redação. A informação foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), ainda na terça-feira (16).

 

De acordo com o MEC, apenas 60 redações em todo o país atingiram a nota máxima, sendo 25 de participantes do Nordeste, mas o Maranhão não entrou na lista. O estado teve mais de 165 mil inscritos no exame.

 

O tema da redação nesta edição foi “ Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. O Nordeste liderou o ranking nas notas máximas da redação. A região sudeste ficou em segundo lugar, com 18 candidatos com nota mil, em seguida veio o Sul com 7 redações com nota máxima, depois o Norte e Centro-Oeste com 5 notas mil.

 

Dos 60 candidatos que alcançaram a nota máxima, apenas 4 são de escolas públicas. Em 2022, segundo os dados do MEC, apenas 18 participantes conseguiram a nota máxima na redação do Enem. Além do Maranhão, outros nove estados também ficaram de fora da lista dos participantes que alcançaram a nota mil na redação: Alagoas, Paraíba, Amapá, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre, Paraná, Roraima e Rondônia.

 

Os participantes que realizaram o Enem agora irão disputar através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para conseguir uma vaga no ensino superior. Ainda segundo o Ministério da Educação, serão 7.934 vagas oferecidas em duas instituições públicas de ensino superior no Estado do Maranhão. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA). 

 

As inscrições para o Sisu começam no dia 22 de janeiro e vão até às 23h59 do dia 25 de janeiro de 2024. Os participantes que realizaram a prova e desejam colocar as notas para a seleção tem até a data informada para realizar as inscrições.

 

Sair da versão mobile