Após ser uma das trinta cidades que declararam calamidade publica, na manhã dessa segunda-feira, 21, a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec) voltou a alertar sobre o risco de mais uma cheia do Rio Tocantins, em Imperatriz e na Região Tocantina.
O órgão que acompanha o nível do rio aponta a cheia de 7,34 metros acima do considerado normal, com vazão média de 11,000m3/s e alerta o aumento para as próximas horas.
Segundo Josiano Galvão, superintendente da Defesa Civil, os principais pontos atingidos pela cheia anterior podem voltar a alagar. O mesmo já vê a possibilidade de abrigos para ribeirinhos.
“O nosso trabalho é de prevenção e monitoramento. Por conta das fortes chuvas ocorridas em Imperatriz, e Estados como Goiás e Tocantins, o nível do Rio Tocantins vem subindo cada vez mais. Além disso, tivemos um aumento da vazão vinda da Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE Estreito), podendo contribuir ainda mais num possível alagamento nas próximas horas”, afirma Josiano.
Os agentes da Defesa Civil estão visitando os principais pontos de alagamento como:
-Caema
-Porto da Balsa
-Curtume
-Leandra
Assim informando a população da atual situação do rio e riscos de enchentes. Vale ressaltar que todo o Estado do Maranhão está em alerta laranja para chuvas intensas, após inicio do ano de 2022 a cheia do rio na segunda maior cidade do estado atingiu mais de 1.500 pessoas deixando moradores de 6 bairros desabrigados.