De acordo com informações atualizadas da PRF, pelo menos oito veículos caíram da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga as cidades de Estreito-MA e Aguiarnópolis-TO, na BR-226. Agora, sobe para 12 o número de desaparecidos. A ponte desabou no início da tarde do domingo (22).
As autoridades confirmaram dois óbitos. Um homem foi resgatado com vida e hospitalizado. A esposa e a filha pequena estão entre as vítimas desaparecidas.
Equipes da PRF e órgãos competentes seguem no local do desabamento.
O desabamento da ponte também afetou o trânsito em várias regiões. Na nota divulgada a PRF colocou uma lista de rotas alternativas para trechos do Maranhão/Tocantins.
Confira a nota abaixo:
“NOTA À IMPRENSA
Na tarde de hoje (22), por volta das 14h50, a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, localizada no km 599 da BR-226, que conecta as cidades de Estreito/MA a Aguiarnópolis/TO, cedeu, com parte de sua estrutura caindo sobre o Rio Tocantins.
Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e demais órgãos competentes estão no local, avaliando a situação e prestando os atendimentos necessários.
Vítimas e desaparecidos
Até o momento, foi identificado que pelo menos oito veículos caíram no rio: quatro caminhões, dois automóveis e duas motocicletas. Equipes de resgate retiraram duas pessoas das águas: um homem de 36 anos, com ferimentos, e uma mulher de 25 anos, sem vida. Pelo menos outras 12 pessoas permanecem desaparecidas, e as buscas seguem em andamento.
Rotas alternativas
Sentido Belém/Brasília via Imperatriz/MA
Pela BR-010, sentido Belém/Brasília, em Imperatriz/MA, entrar à direita no km 249,6, na rotatória; atravessar a Ponte Dom Affonso Felippe Gregory; continuar pela TO-126 até Sítio Novo do Tocantins/TO; seguir para Axixá do Tocantins/TO pela TO-201; continuar pela TO-134 para São Bento do Tocantins/TO, Luzinópolis/TO e, então, Darcinópolis/TO; acessar a BR-226 e seguir em direção a Brasília/DF.
Sentido Brasília/Belém via Darcinópolis/TO
Em Darcinópolis/TO, seguir pela TO-134 em direção a Luzinópolis e São Bento do Tocantins; seguir em direção a Axixá do Tocantins, continuando pela TO-134; seguir pela TO-201 até Sítio Novo do Tocantins; continuar para Imperatriz/MA pela TO-126; atravessar a Ponte Dom Affonso Felippe Gregory; acessar a BR-010 e seguir em direção a Belém/PA.
Alternativa para quem segue de Balsas/MA a Brasília/DF
De Balsas/MA, seguir para Carolina/MA; realizar a travessia do Rio Tocantins na balsa para Filadélfia/TO; seguir pela TO-222 até Araguaína/TO; acessar a BR-153 e seguir em direção a Brasília/DF.
Alternativa para quem segue de Brasília/DF a Balsas/MA
Em Araguaína/TO, seguir pela TO-222 até Filadélfia/TO; realizar a travessia do Rio Tocantins na balsa para Carolina/MA; seguir pela BR-230 para Balsas/MA.
A PRF segue monitorando a situação e manterá os usuários informados sobre atualizações.”
No momento, a orientação para a população das cidades abastecidas pelo Rio Tocantins é evitar qualquer tipo de contato e consumo da água. Em Imperatriz, a Caema suspendeu temporariamente o abastecimento da cidade, devido ao risco de contaminação por produtos químicos.