Em Timon, a 430 km de São Luís, a Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (08), a Operação Frequência Limpa IV, que desarticulou a operação de rádios ilegais na região. A ação contou com o apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, uma pessoa foi presa em flagrante e equipamentos foram apreendidos. As atividades da rádio, que não teve o nome divulgado, foram suspensas.
As investigações apontaram que a emissora operava sem outorga ou autorização, violando a Lei Geral de Telecomunicações (LGT). Esse funcionamento irregular compromete sistemas de comunicação essenciais, como as operações de aeroportos, colocando em risco a segurança dos voos e passageiros.
Outras rádios clandestinas fechadas
A Polícia Federal também, esta semana, fechou outras rádios que funcionam de maneira clandestina no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.
Em Bom Jesus do Norte, no estado do Espírito Santo, duas emissoras clandestinas de rádio FM foram fechadas na última quarta-feira (06).
Na terça-feira (05) e na quinta-feira (07), a Polícia Federal fiscalizou a atuação de rádios em municípios de Vassouras/RJ e Resende/RJ, também em ação conjunta com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).