Quatro pessoas foram presas em durante uma operação da Polícia Civil do Maranhão que visou combater o furto de energia. A operação “Baixa Tensão” ocorreu entre os dias 17 e 21 de julho, em seis municípios do Estado. Além dos presos, outros dois foram intimados para prestar depoimento.
As acusações incluem furto e roubo de energia por meio de medidores manipulados, transformadores fraudados e instalação de rede clandestina. Os municípios onde as irregularidades foram identificadas são Maracaçumé, Governador Nunes Freire, Santa Luzia do Paruá, Pinheiro, Turiaçu e Palmeirândia. Os crimes ocorreram em residências, estabelecimentos comerciais e fazendas.
Em Santa Luzia do Paruá, os agentes da Polícia Civil apreenderam dois transformadores e três postes numa área clandestina. Já em Pinheiro, um empresário foi alvo de busca e apreensão. Segundo a polícia, o mesmo estava fornecendo energia de forma irregular para a casa de sua mãe, localizada ao lado de sua residência.
Outro caso destacado foi em Governador Nunes Freire, onde dois empresários e um restaurante foram alvos da operação. Ainda no município, foram identificadas irregularidades em dois transformadores, um em uma serraria e outro em uma casa de fazenda, ambos pertencentes ao mesmo proprietário.
A Polícia Civil continua as investigações com o objetivo de localizar outros possíveis envolvidos nos crimes. A operação “Baixa Tensão” contou com a coordenação do Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD/SEIC), com o suporte da Perícia Oficial e da Equatorial Energia Maranhão.