A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã de hoje (2), a continuidade da “Operação TIRA-DENTE”, para desmanchar um grupo criminoso que coloca dados manipuladoras no sistema do SUS. A investigação apura casos como o de Pedreiras/MA, que informou ter realizado 540 mil extrações dentárias em 2021, quando a cidade possuía apenas 39 mil habitantes, o que equivale aproximadamente 14 extrações de dente por morador da cidade.
Além do caso de operações médicas na área da odontologia, muitos outros procedimentos de ambulatório podem ter sido manipulados. O que pode ter ajudado na elevação do teto de repasse de recursos federais no próximo ano.
A operação aconteceu em conjunto com a Controladoria Geral da União, nas cidades de Pedreiras/MA, Bacabal/MA, Lago do Junco/MA e Lago dos Rodrigues/MA.
Segundo as investigações, os recursos repassados irregularmente são de emendas parlamentares do “Orçamento Secreto”.
Em Pedreiras/MA, as investigações apontam que há contratações possivelmente fraudulentas, em uma empresa investigada que ocupa posição de destaque no “ranking” das empresas que mais receberam recursos públicos da saúde no período de 2019-2022 no estado do Maranhão, com benefício de 16 milhões de reais em contratações públicas.
Ao todo, a Polícia Federal cumpriu 11 (onze) Mandados de Busca e Apreensão, além de demais medidas cautelares, como constrição patrimonial no importe de 1,8 milhões de reais.