A Polícia Federal conduziu um motorista à delegacia, em Imperatriz, após encontrar uma grande quantidade de santinhos no porta malas do veículo, neste domingo (27). Segundo a PF, os santinhos eram de um candidato à prefeitura da cidade e havia mais três ocupantes no carro.
O material foi apreendido, e o motorista foi conduzido à Polícia Federal para responder pelo ato, que é crime eleitoral. A polícia não divulgou de qual candidato se tratava material de campanha.
Além disso, mais cedo, o Imperatriz Online divulgou denúncias de eleitores que reclamavam dos locais de votação poluídos pelos materiais.
A grande quantidade de santinhos espalhados em frente aos locais de votação chamou a atenção dos eleitores, neste domingo (27). O descarte desses materiais de campanha próximos aos locais de votação configura crime eleitoral, podendo levar a prisão em flagrante.
Candidatos e suas equipes podem ser responsabilizados pela sujeira que esses materiais causam. Esses casos podem ser denunciados ao Ministério Público Eleitoral (MPE) por meio do número (99) 99173-4855.
Candidatos a vereador conduzidos a delegacia por crime eleitoral 1° Turno por causa de santinhos espalhados
Três candidatos a vereador foram conduzidos à delegacia por derramamento de santinhos nas ruas de Imperatriz, durante a madrugada deste domingo (06). De acordo com informações da Justiça Eleitoral, a prática é configurada como crime eitoral.
Os nomes dos candidatos não foram divulgados, mas eles podem ser condenados ou cumprir uma medida alternativa. Esses casos podem ser denunciados ao Ministério Público Eleitoral (MPE) por meio do número (99) 99173-4855.
Eleitores vão às urnas:
Os eleitores de Imperatriz, segundo maior colégio eleitoral do Maranhão, vão às urnas neste domingo (27) para o segundo turno das eleições municipais, em um marco histórico para a cidade. Pela primeira vez, o município realiza uma segunda rodada de votação para eleger o prefeito ou prefeita, em um processo que envolve 201.099 eleitores aptos.
A disputa coloca frente a frente os candidatos Rildo Amaral (PP), que obteve 35,57% dos votos válidos no primeiro turno, somando 55.149 votos, e Mariana Carvalho (Republicanos), com 26,56% dos votos, ou seja, 41.172 votos. Neste segundo turno, o candidato com o maior número de votos será declarado vencedor, independentemente da margem percentual.
Com 579 seções distribuídas entre as zonas eleitorais 33ª e 65ª, Imperatriz conta com um total de 104 locais de votação e 579 urnas eletrônicas à disposição, além de 77 urnas de contingência. Mais de 2.300 pessoas, entre mesários e mesárias, coordenadores de acessibilidade e administradores de prédios, estão envolvidas nas atividades para garantir que todos os eleitores possam exercer o direito ao voto de forma segura e organizada.
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão também adotou medidas para acelerar a divulgação dos resultados. Neste segundo turno, 104 pontos de transmissão de dados via JE Connect foram instalados para permitir que as informações dos boletins de urna sejam enviadas diretamente dos locais de votação, o que deve agilizar o processo.
A Justiça Eleitoral lembra que eleitores que não compareceram no primeiro turno, realizado em 6 de outubro, ainda podem votar neste segundo turno, pois cada etapa do processo eleitoral é considerada independente. Aqueles que se abstiveram no primeiro turno têm até 5 de dezembro para justificar sua ausência.
Para evitar contratempos, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores verifiquem com antecedência o local de votação e a seção eleitoral. Esse procedimento pode ser realizado pelo aplicativo e-Título, pelo site oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (www.tre-ma.jus.br) ou por meio do atendimento telefônico, disponível no número 0800 098 5000.
A votação segue até as 17h, e a cidade aguarda ansiosamente pelo resultado que definirá o novo gestor de Imperatriz.