A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (27), a “Operação Faz o Pix”, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa envolvida em crimes contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro e associação criminosa, com atuação na cidade de Caxias, no Maranhão. A operação cumpriu três mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados, incluindo residências e estabelecimentos comerciais.
As investigações, que começaram em 2022, identificaram um esquema complexo de fraudes bancárias que envolvia a realização de saques fraudulentos de valores do FGTS, a inserção de dados falsos nos sistemas bancários e transferências não autorizadas. O esquema criminoso também foi responsável por lavagem de dinheiro, o que gerou prejuízos significativos aos cofres públicos.
Os mandados de busca e apreensão foram executados com autorização para a quebra de sigilo de dados telemáticos, permitindo à Polícia Federal acessar informações digitais dos investigados. A operação se concentrou no município de Caxias, e tanto as residências dos envolvidos quanto os comércios ligados ao esquema foram alvos das ações policiais.
Os envolvidos poderão ser indiciados por crimes como associação criminosa, estelionato, inserção de dados falsos em sistemas de informações e lavagem de dinheiro, entre outros delitos.
O material apreendido durante as buscas será submetido a exames periciais, com o objetivo de identificar novos elementos de prova, revelar a participação de outras pessoas no esquema e investigar possíveis crimes relacionados. A Polícia Federal segue investigando o caso.