A Operação Arariboia Livre
Na segunda-feira (12/6), a Polícia Federal e várias outras agências iniciaram a Operação Arariboia Livre. Esta ação está sendo feita porque o Supremo Tribunal Federal mandou.
Objetivo da Operação
A ideia da operação é combater crimes ambientais e tráfico de drogas na área de Arariboia e arredores.
Participantes da Operação
Mais de 150 funcionários públicos, incluindo 80 da Polícia Federal, estão envolvidos na operação. Os participantes vieram dos estados de Maranhão, Tocantins e Pará. Há também um helicóptero fornecido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão.
Primeiros Resultados da Operação
A operação está acontecendo em quatro cidades: Grajaú, Arame, Buriticupu e Amarante. No início, doze serrarias foram inspecionadas e coisas foram apreendidas. Cinco pessoas foram presas por terem documentos errados relacionados à permissão para operar as serrarias e à origem da madeira.
Duração e Apoio da Operação
A operação vai durar mais 15 dias e outras ações semelhantes acontecerão ao longo do ano. A operação é apoiada pelo Programa Brasil M.A.I.S, que permite receber imagens de alta qualidade.
[contact-form][contact-field label=”Nome” type=”name” required=”true” /][contact-field label=”E-mail” type=”email” required=”true” /][contact-field label=”Site” type=”url” /][contact-field label=”Mensagem” type=”textarea” /][/contact-form]
Significado do Nome da Operação
A operação é chamada de “Arariboia Livre” porque a Polícia Federal está tomando várias medidas em 2023 para combater crimes ambientais cometidos por grupos criminosos na área.