A Polícia Federal identificou e prendeu duas pessoas em Turilândia, distante 157 km da capital, que são acusadas de serem proprietárias das roças onde os pés de maconha foram encontrados na Operação Fusarium V, da Polícia Federal.
Na operação a PF destruiu cerca de 85 mil pés de maconha, que equivalem a 28 toneladas de drogas. Uma pessoa que cuidava do local foi presa em flagrante pelos policiais federais, ela estava na roça no momento da abordagem.
As plantações eram feitas em terras indígenas, no oeste do Maranhão, região conhecida como Alto Turiaçu, Alto Rio Guamá e Terras da União. A PF, após destruir as plantações e investigar o caso, conseguiu localizar os donos da roça, que foram presos na Operação Juquira, realizada na sexta-feira (25), mas divulgada apenas nesta terça-feira (29).
A operação foi denominada de Juquira em uma referência a vegetação de porte baixo ou mato que nasce, predominantemente, em áreas de plantio e pastos.
Os acusados irão responder por tráfico de drogas e associação criminosa previstos nos artigos 33 e 35 da Lei nº 11.343/2006.