A Polícia Civil do Maranhão, através da Superintendência de Polícia Civil do interior, cumpriu nesta terça-feira (9), cinco mandados de busca e apreensão contra a empresa da construção civil e posseiros no povoado Baixão da Rocha, em São Benedito do Rio Preto (MA), a 251 km de São Luís. As investigações apuram a ameaça, roubo, milícia armada, associação criminosa, cárcere privado, e crimes contra o meio ambiente.
O conflito agrário pela posse de terra no povoado Baixão dos Rocha, no dia 19 de março teve repercussão internacional, devido a lesão dos direitos humanos contra as famílias que viviam na localidade.
No cumprimento desses mandados foram apreendidos espingardas, computadores, notebooks, HD externo, além da verificação de legalidade das armas utilizadas pela empresa ER Segurança, que resguarda o patrimônio da Terpa Construções.
Há mais de 80 anos, 57 famílias ocupam uma área de aproximadamente 600 hectares que vivem de agricultura de extravismo. O conflito dura cerca de 3 anos na região quando as empresas Terpa Construções e Bomar Maricultura começaram a reivindicar as áreas da comunidade rural. A situação é de extrema violência.