A Polícia Civil do Maranhão desarticulou, durante uma operação realizada na manhã desta terça-feira (23), uma quadrilha especializada em fraudar dados do programa do Governo Federal, Bolsa Família, na cidade de Pedreiras. A ação foi deflagrada após várias denúncias de moradores relatando golpes em suas contas bancárias.
A operação, coordenada pela Delegacia Regional de Pedreiras, começou por volta das 06h10min e visou dois endereços: um na sede da cidade e outro no povoado São Lucas, na zona rural do município. Com os mandados de busca, apreensão e prisão em mãos, os policiais conseguiram apreender cerca de 300 cartões bancários e de benefícios do Governo Federal, além de diversos equipamentos usados para fraudes em caixas eletrônicos, como o chupa-cabras, e dispositivos para filmar senhas digitadas.
Entre os itens apreendidos estavam uma motocicleta, um carro, um rolo de papel padronizado de contas de energia da Equatorial Maranhão, uma espingarda de pressão, dois televisores e munições de arma de fogo. Apesar da grande quantidade de material apreendido, o principal suspeito de liderar o esquema conseguiu fugir antes da chegada dos policiais e agora é considerado foragido.
Durante a operação, uma jovem de 21 anos que estava na residência foi detida e conduzida à carceragem da 14ª Delegacia Regional de Pedreiras. Ela afirmou não ter envolvimento com o material ilícito, alegando estar no local por acaso, como companhia momentânea do suspeito.
A Polícia Civil continua as investigações para localizar e prender o acusado, conhecido como “Gongo”. Todo o material apreendido será contabilizado e encaminhado à Justiça.