Em Serrano, cidade localizada no litoral do Maranhão, a Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (27), uma operação que desarticulou um grupo responsável por fraudar o Censo Escolar Municipal da cidade. A Operação Nonsense II cumpriu 5 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Luís, Serrano e Apicum-Açu, além de promover o afastamento de agentes públicos envolvidos.
De acordo com as investigações, o esquema colocava de dados falsos no sistema EducaCenso, do Ministério da Educação, com o objetivo de obter valores indevidos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB.
A PF identificou um aumento significativo no número de alunos registrados na modalidade “Ensino de Jovens e Adultos – EJA” desde 2018, com um crescimento de 4.330% de 2018 a 2022 em Serrano. O aumento percentual constado no referido período corresponde ao maior aumento identificado em todos os municípios do Brasil.
Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por inserção de dados falsos, falsidade ideológica, associação criminosa, dentre outros crimes.
A Operação foi batizada de “NONSENSE II” em alusão às fraudes perpetradas no Censo Escolar Municipal, com a declaração desarrazoada do quantitativo de matrículas de alunos na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA que nitidamente estava em descompasso com a realidade.