A Operação HAMARTIA foi deflagrada pela Polícia Federal do município de Caxias 368 km de São Luís, com a colaboração da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) do Ministério do Trabalho e Previdência, a investigação começou em 2020 e identificou um esquema criminoso de fraudes no INSS.
Na Operação sete agenciadores, que atraiam as pessoas com promessas de que iriam receber o benefício por aposentadoria por idade e de pensão por morte, mais dois servidores do INSS, que liberavam os benefícios de forma ilegal, foram presos.
A Polícia Federal cumpriu vinte mandados judiciais, sendo sete de prisão temporária e treze de busca e apreensão nas cidades de Coelho Neto, no Maranhão, e Teresina, no Piauí. O prejuízo inicialmente identificado com a concessão de oitenta e oito benefícios, aproxima-se de R$ 2,9 milhões. A operação foi cumprida por sessenta policiais federais, que fizeram as prisões.
Os suspeitos estão sendo investigados pela prática dos crimes de Associação Criminosa, Estelionato qualificado, Falsidade Ideológica, Uso de Documento Falso, Corrupção Passiva e Corrupção Ativa.