A Polícia Civil do Maranhão está investigando um caso de maus-tratos contra animais ocorrido na madrugada de hoje (20), em São Pedro da Água Branca, no Maranhão. Um homem é suspeito de matar a facadas um cachorro em frente a um estabelecimento comercial. O caso veio à tona por meio de denúncias feitas às autoridades.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o acusado acompanhado de outros dois homens, próximo ao cachorro morto. Segundo a pessoa que registrou as imagens, os outros dois também teriam envolvimento no crime.
Testemunhas relataram que o homem já havia ameaçado matar o cachorro antes de cometer o crime.
Em nota, a Polícia Militar informou que está realizando diligências em conjunto com a Polícia Civil para localizar o suspeito, que está foragido, e esclarecer os fatos. Como São Pedro da Água Branca faz divisa com o estado do Pará, foi solicitado apoio da polícia paraense.
Testemunhas também foram chamadas para prestar depoimento sobre o caso.
O crime de maus-tratos contra animais está previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que estabelece punição para quem praticar abusos, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados.
Com a sanção da Lei nº 14.064/2020, que aumentou as penas para crimes contra cães e gatos, a pena passou a ser de dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda do animal. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser agravada.
A polícia segue investigando o caso e busca localizar os suspeitos.
Confira a nota da Polícia sobre o caso
*NOTA INFORMATIVA – 32º BPM*
A Polícia Militar, por meio da Guarnição de São Pedro da Água Branca, recebeu uma denúncia por volta das 5h da manhã desta quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025, sobre um indivíduo, já identificado, que possivelmente alcoolizado, teria desferido golpes com uma faca em um cachorro que veio a óbito durante a madrugada.
Desde o recebimento da denúncia, a Polícia Militar tem realizado diligências em conjunto com a Polícia Civil para localizar o acusado e apurar os fatos. Considerando que São Pedro da Água Branca fica na divisa com o estado do Pará, foi solicitado apoio também à Polícia Militar do Pará para auxiliar na localização do suspeito.
As testemunhas do caso foram orientadas a comparecer à Delegacia de São Pedro da Água Branca para prestar esclarecimentos e contribuir com as investigações. A população em geral também pode colaborar com informações adicionais, entrando em contato com as autoridades através dos canais oficiais.
A Polícia Militar reforça seu compromisso com a segurança da comunidade e com a apuração responsável dos fatos, visando a responsabilização do envolvido, caso confirmada a autoria do ato.
Telefone para denúncia: (99) 986160490