Uma operação deflagrada na manhã desta terça-feira (18) resultou na prisão de 11 pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas e associação para o tráfico na região do município de Timon, no Maranhão. A ação faz parte da Operação Libamentum, conduzida pela 1ª Promotoria de Justiça de Viana, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público do Estado, da Polícia Militar e da Força Integrada de Combate às Organizações Criminosas (FICCO).
Ao todo, foram cumpridos 13 mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Viana. As ações ocorreram nas cidades de Viana, Cajari e Pindaré-Mirim. Além das prisões, a polícia apreendeu armas, drogas, apetrechos utilizados para o tráfico de entorpecentes, dinheiro e dispositivos eletrônicos.
Os suspeitos detidos foram encaminhados à 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil, onde permanecerão à disposição da Justiça. Os equipamentos eletrônicos apreendidos serão analisados pela FICCO e pelo Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), com o objetivo de fortalecer as denúncias contra os investigados.
A Operação Libamentum, cujo nome significa “Livramento”, simboliza a libertação da população dessas cidades da influência do tráfico de drogas e dos crimes relacionados a essa atividade ilícita. A polícia segue investigando o caso para identificar outros envolvidos na organização criminosa.