A prefeitura do município de Porto Franco, no Maranhão, decretou estado de emergência devido aos grandes impactos econômicos e sociais causados na região após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira em Estreito/MA, ocorrido no mês de dezembro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (27), por meio das redes sociais.
De acordo com a nota sobre o estado de emergência, a tragédia gerou prejuízos nas atividades agrícolas, pesqueiras, aviárias e de abastecimento hídrico. Além de afetar comerciantes, feirantes, ambulantes, produtores rurais e postos de combustíveis de Porto Franco.
Além disso, o desvio do tráfego entre os estados do Maranhão e Tocantins (Porto Franco – Tocantinópolis) para travessia por balsa, resultou em um grande sobrecarga na infraestrutura e na mobilidade urbana da cidade.
Leia a nota completa:
“A Prefeitura de Porto Franco informa à população que, em razão da gravidade da queda da ponte Juscelino Kubitschek, localizada na BR-010 sobre o rio Tocantins, conectando as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), o prefeito Deoclides Macedo decretou Estado de Emergência no município.
O ocorrido em 22 de dezembro de 2024 gerou graves impactos econômicos e sociais na região, com prejuízos às atividades agrícolas, pesqueiras, aviárias e de abastecimento hídrico, além de afetar comerciantes, feirantes, ambulantes, produtores rurais e postos de combustíveis.
O desvio do tráfego entre Maranhão e Tocantins (Porto Franco –
Tocantinópolis – Porto Franco) para a travessia por balsa em nosso município, resultou em sobrecarga na infraestrutura e na mobilidade urbana locais.
Isso gerou um aumento expressivo na demanda por serviços públicos, como manutenção de infraestrutura, limpeza urbana, assistência social, defesa civil, guarda municipal e atendimento à saúde pública, especialmente no Hospital e Maternidade Municipal Aderson Marinho, que registrou um crescimento significativo no número de atendimentos médicos.
A Prefeitura está empenhada em buscar soluções emergenciais junto aos governos estadual e federal para aliviar os impactos, garantir a continuidade das atividades econômicas, assegurar a mobilidade da população e manter o funcionamento dos serviços públicos essenciais.
Contamos com a compreensão e colaboração de todos neste momento desafiador e afirmamos nosso compromisso de trabalhar incansavelmente por Porto Franco”.
Desabamento da ponte entre Estreito (MA e Aguiarnópolis (TO)
O desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira ocorreu no dia 22 de dezembro de 2024, onde 14 pessoas morreram e três vítimas continuam desaparecidas. As buscas pelos desaparecidos seguem em andamento no Rio Tocantins, com equipes da Marinha.