Na manhã deste domingo (9), o presidente Lula sobrevoou cidades maranhenses afetadas pelas últimas chuvas. Os municípios de Bacabal, Trizidela do Vale e Pedreiras são algumas das localidades observadas.
Às vésperas de sua viagem à China, Lula aceitou o pedido do governador maranhense, Carlos Brandão, para a visita ao Maranhão. Em sua chegada a Bacabal, o presidente foi recebido pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e pela Senadora Eliziane Gama, entre outros políticos.
Em situação de risco
Atualmente o Maranhão tem 64 cidades em situação de emergência. Quase 36 mil famílias já foram afetadas pelos temporais que causaram enchentes, erosões e outros problemas no estado.
Dentre os municípios afetados, a cidade de Buriticupu, distante 417 km de São Luís, chegou a decretar estado de calamidade pública. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do Maranhão estão no auxílio aos atingidos. Ao todo, seis óbitos foram confirmados no estado em decorrência das chuvas.
Algumas situações se destacaram na mídia nacional, como o caso de Trizidela do Vale e Pedreiras, que foram afetadas com a cheia do rio Mearim que alagou muitos pontos da cidade, como o centro comercial de Trizidela que teve uma parte inundada.
Além de alagamentos e enxurradas, as fortes chuvas aumentaram a proporção de grandes erosões no município de Buriticupu, fato que levou a cidade a ter a classificar os grandes buracos como voçorocas, grandes escavações do solo provocadas pelas águas das chuvas e que atingem os lençóis freáticos.
Cidade isolada
Outro problema ocasionado pela chuva é o aumento do nível dos rios, que chegaram a transbordar em alguns lugares. A cidade maranhense Alto Alegre do Pindaré, localizada a cerca de 332 km da capital São Luís, tem enfrentado sérios problemas devido às fortes chuvas que atingem a região. O município ficou isolado após a MA-119, estrada que liga a cidade aos demais municípios da região, ficar completamente inundada e, portanto, intrafegável.
Além disso, a cidade tem sofrido com a cheia do rio Pindaré, que alcançou um nível 7 metros acima do normal e inundou diversas áreas da cidade, deixando cerca de 450 famílias desabrigadas ou desalojadas. O problema afetou, inclusive, o abastecimento de combustível, já que os quatro postos da cidade ficaram sem estoque.
Ajuda
No Maranhão, o último valor enviado para ajudar as cidades afetadas corresponde a mais de R$ 3,8 milhões, que foram enviados através do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), para ajudar os municípios de Conceição do Lago-Açu, Pedreiras, São Benedito do Rio Preto, São Luís Gonzaga do Maranhão, Trizidela do Vale e Tuntum.
O valor é um recurso voltado à compra de itens de assistência humanitária para os mais afetados pelo desastre. Em Trizidela do Vale, distante 287 km da capital São Luís, o plano é também liberar as vias de acesso da cidade, que estão alagadas.