Quase meia tonelada de cloridrato de cocaína foi apreendida nesta terça-feira (11) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-230, região sul do Maranhão. O ilícito estava escondido em um compartimento falso de um caminhão trator, marca/modelo SCANIA/R124 GA6X4NZ, com dois semirreboques atrelados.
Durante uma ronda na BR-230, os policiais da PRF notaram um veículo transitando de maneira suspeita, em velocidade muito baixa e com sinais de excesso de peso, fatores que levaram à abordagem do veículo. No interior do caminhão estavam dois homens, o condutor e um passageiro.
O veículo foi encaminhado para a Unidade Operacional da PRF em Balsas, onde foi realizada a pesagem, confirmando o excesso de peso de 2.890 kg. Ao solicitar a retirada da lona para verificação da carga e eliminação do excesso de peso, os agentes notaram diferenças na profundidade e altura da carroceria do último semirreboque, sugerindo um possível compartimento oculto.
Questionado, o motorista revelou a existência de garrafas de vinho e drogas no compartimento oculto. Embora ele não soubesse especificar o tipo ou a quantidade da droga, afirmou que receberia R$ 30 mil pelo transporte.
Após a retirada da carga e a abertura do compartimento secreto, a PRF constatou a presença de 445,300 kg de cloridrato de cocaína. A droga estava sendo transportada de Rondônia para Fortaleza, no Ceará.
O condutor, o passageiro e a droga foram encaminhados à delegacia local para as medidas legais cabíveis. A investigação prossegue para identificar a origem e os destinatários da substância ilegal.