Cinco carregamentos de bovinos que estavam sendo transportados de forma irregular foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 667 da BR-222, no município de Açailândia, nessa quarta-feira (15). Os animais eram transportados sem a documentação obrigatória referente à sanidade, origem, destino e vacinação.
A primeira apreensão ocorreu por volta do meio-dia, quando os agentes da PRF abordaram um caminhão boiadeiro que transportava 28 bovinos. O motorista informou que os animais haviam sido embarcados em Açailândia e seriam entregues em Cidelândia. Questionado sobre a Guia de Trânsito Animal (GTA) e a Nota Fiscal, ele afirmou não possuir os documentos. Posteriormente, após contato com o responsável pela carga, foi apresentada uma GTA emitida às 13h27min do mesmo dia, configurando, em tese, uma irregularidade sanitária.
Sem a presença do órgão de fiscalização agropecuária no momento da abordagem, o veículo, o condutor e a carga foram liberados. No entanto, um Boletim de Ocorrência Policial será enviado à Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED-MA) para averiguação do transporte irregular.
Pouco depois, às 13h22min, outro carregamento foi interceptado no mesmo local. Dessa vez, um caminhão transportava 30 bovinos com destino a outro ponto de Açailândia, sem a documentação necessária. Da mesma forma, após apresentação posterior da GTA, o veículo e a carga foram liberados, e a documentação foi encaminhada à AGED-MA.
Outros três carregamentos de gado também foram apreendidos pelo mesmo motivo ao longo do dia e só foram liberados após a apresentação da documentação exigida e a liberação pela AGED-MA.
O transporte de animais sem a devida documentação representa riscos sanitários e pode comprometer a segurança do rebanho na região.