A Polícia Rodoviária Federal (PRF) concluiu a “Operação Nossa Senhora Aparecida 2023” no estado do Maranhão, após cinco dias de fiscalizações em nas rodovias do estado. Os resultados revelam uma redução significativa de
Durante o período da operação, a PRF esteve atenta às infrações de trânsito, realizando abordagens estratégicas e fiscalizações rigorosas. No total, mais de 1600 veículos e 1971 pessoas foram fiscalizadas, com 1048 testes de alcoolemia realizados e 116 pessoas participando de ações educativas. 40% no número de óbitos decorrentes de acidentes de trânsito em comparação com o feriado religioso de Corpus Christi de 2023.
Os resultados mostram que, apesar da diminuição significativa no número de óbitos, a imprudência no trânsito ainda é uma preocupação. Mais de 1 mil infrações de trânsito foram registradas, sendo o excesso de velocidade a mais comum, com 410 autuações. Além disso, 106 condutores foram flagrados fazendo ultrapassagens em locais proibidos, e mais de 80 casos de não utilização de cinto de segurança por condutores e passageiros foram registrados.
Um destaque positivo foi a redução das infrações por alcoolemia em comparação com a Operação Corpus Christi 2023, com apenas 15 pessoas autuadas por dirigirem após ingerir bebida alcóolica, em contraste com os 36 casos registrados anteriormente.
Em relação ao enfrentamento à criminalidade, a PRF registrou 17 ocorrências criminais e deteve 14 pessoas, incluindo 07 crimes de trânsito. Além disso, dois mandados de prisão em aberto foram cumpridos, e três veículos com registros de furto ou roubo foram recuperados.