A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste médio de 1,62% na tarifa anual de energia elétrica no estado do Maranhão. A Aneel afirmou que 3,68% dos reajustes anunciados serão para usuários conectados em redes de alta tensão, 1,23% para consumidores de baixa tensão e 1,37% para consumidores residenciais.
De acordo com a Equatorial Energia, empresa que atende aproximadamente 2,7 milhões de unidades consumidoras no Maranhão, o reajuste vai entrar em vigor a partir do dia 28 de agosto.
Segundo a Aneel, os itens que impactaram no reajuste foram referentes a encargos setoriais e custos com atividades relacionadas a compra, distribuição e transporte de energia. O reajuste ficou baixo porque distribuidora tinha muito crédito de PIS/Cofins para atenuar as tarifas, conforme a Lei nº 14.385/2022.
Ainda, a mitigação tarifária do processo foi o efeito do aporte na CDE da desestatização da Eletrobrás (CDE Eletrobras), que concedeu uma redução de 2,57% nos índices da Equatorial Maranhão.