A Região Metropolitana de São Luís possui a menor renda média mensal das metrópoles do país, segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio do Boletim Desigualdade nas Metrópoles.
De acordo com a pesquisa a renda média mensal não chega nem a R$ 740 reais. O estudo foi produzido por pesquisadores da PUC do Rio Grande do Sul, do Observatório das Metrópoles e da Rede de Observatórios da Dívida Social na América Latina, usando dados do IBGE.
A situação é uma consequência, principalmente do tombo no orçamento financeiro de quem vive do comércio informal e foi afetado pela pandemia, como também causada pela inflação.
Em entrevista ao jornal G1, o tecnologista da informação do IBGE, José Reinaldo, disse que “O que vai explicar essa queda ao longo dos últimos trimestres é o rendimento proveniente do trabalho. Podemos citar dois fatores. Um deles é que vem sendo constatado no número de pessoas ocupadas, esse aumento se dá da seguinte forma: Pessoas estão sendo inseridas no mercado de trabalho como pessoas ocupadas em situação precária. E quanto mais precária, maior a tendência de um rendimento menor”.