O processo de candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ao título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela UNESCO, avançou significativamente. Entre os dias 20 e 25 de agosto, uma equipe formada por avaliadores da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do governo do Estado do Maranhão, explorou o parque.
Bernardo Issa, coordenador de Áreas Protegidas do MMA, ressaltou a singularidade do espaço: “O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses apresenta critérios e valores de natureza excepcionais, elementos que são rigorosamente analisados pela Unesco.”
Fases e Critérios da Avaliação
Esta inspeção compõe a primeira fase do processo de avaliação técnica, cujo objetivo é confirmar e validar as informações apresentadas no dossiê de candidatura do parque. As áreas do foco da visita foram os povoados de Betânia, Rancharia e Ponta Verde, em Santo Amaro, além do Oásis Baixa Grande e do vilarejo de pescadores de Atins, em Barreirinhas.
A avaliação considerou diversos critérios, desde a beleza natural até aspectos mais técnicos como a integridade do local, o plano de manejo, e a participação de moradores e entidades governamentais na conservação do espaço.
Próximos Passos
As informações coletadas durante esta visita serão compiladas em um relatório a ser entregue dentro de um mês. Esse documento passará pela apreciação de um painel de análise técnica da IUCN em dezembro deste ano. O veredicto final sobre a concessão do título será decidido pela UNESCO no segundo semestre de 2024.
O Papel da Secretaria de Estado do Turismo (Setur)
A logística para o deslocamento dos avaliadores foi organizada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur). O último dia de visitação incluiu um sobrevoo pelo parque e reuniões com gestores em Barreirinhas e São Luís.
A candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses coloca não apenas o estado do Maranhão, mas também o Brasil, em destaque no cenário de conservação ambiental global.