Em São Luís, dezoito praias estão impróprias para banhos, de acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), que divulgou um novo relatório acerca dos índices de balneabilidade das praias.
O monitoramento feito neste mês de maio, atestou a presença de coliformes fecais, oriundas da rede de esgoto humano. Foram coletadas e analisadas amostras de água de 22 pontos distribuídos nas praias, para a elaboração do laudo.
Segundo o Oceanográfico e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Leonardo Soares, relata que as fortes chuvas, nos últimos meses, associadas à afluência de esgotos, próximos às praias, têm influenciado no índices de balneabilidade.
O professor explica ainda que um dos principais efeitos é o lançamento de esgoto, nos rios, que drenam a cidade de São Luís e as chuvas que traz um efeito de importante na queda da balneabilidade. Por causa da chuva, os esgotos clandestinos e o esgoto que não é coletado pela companhia de saneamento nessas bacias, sendo levado para as praias.