A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão- CAEMA interrompeu o abastecimento de água em Imperatriz após o risco de contaminação da água do Rio Tocantins por produtos químicos, entre eles ácido sulfúrico. A prefeitura de Imperatriz e de Estreito também emitiram notas orientando a população das cidades a evitar qualquer contato com água do Rio Tocantins. A ponte caiu no início da tarde de hoje. Até agora, dois óbitos foram confirmados pelos bombeiros.
A orientação da Caema vale para as cidades abastecidas pelo rio. A população deve aguardar novas orientações oficiais antes de utilizar a água para qualquer finalidade.
Na nota, informa que a paralisação no abastecimento de água na cidade obedece às orientações da Secretaria de Estado de meio ambiente.
Segue a baixo a nota na integra da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) informa que, devido ao colapso de parte da Ponte do Estreito, há relatos, ainda não confirmados, de que um caminhão transportando substâncias nocivas à saúde e ao meio ambiente teria caído no Rio Tocantins.
Como medida preventiva, a Sema recomenda que, enquanto as autoridades trabalham na identificação e no manejo seguro dos produtos, a população evite o consumo e o uso da água, bem como banhos no Rio Tocantins, no trecho próximo ao local do acidente.
A Secretaria está monitorando a situação, informará novas orientações assim que possível e conta com a compreensão de todos para minimizar os riscos à saúde pública e ao meio ambiente.