O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta semana, dois alertas significativos para o estado do Maranhão.
O primeiro deles, um alerta amarelo de Perigo Potencial, refere-se à previsão de onda de calor nas regiões sul, leste e oeste do estado. Segundo o Inmet, as temperaturas nessas áreas podem ficar até 5ºC acima da média histórica. Esse aviso permanece válido até às 18h de sexta-feira (6).
Já o segundo alerta, de cor laranja, foi emitido em virtude da baixa umidade relativa do ar, a qual pode variar entre 20% e 12% nas regiões leste e sul do Maranhão. Este aviso tem validade até às 18h desta quarta-feira (4).
Diante dessas condições, há risco aumentado de incêndios florestais e potenciais impactos na saúde da população, incluindo ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
Neste semana, o Inmet emitiu uma previsão para a segunda quinzena do mês de outubro sobre diminuição das temperaturas no Maranhão. O instituto também falou sobre o início das chuvas ainda este mês no estado.
Frente a essa situação, o Inmet recomenda uma série de medidas para amenizar os efeitos adversos, como:
- Beber bastante líquido
- Evitar atividades físicas
- Evitar exposição ao sol durante as horas mais quentes do dia
- Usar hidratante para a pele e umidificar o ambiente